Dica de Passeio em Los Angeles: Observatório Griffith
Postado por Carol Capel, no dia 01 September 2017
Oi galera, tudo bem?

Continuando a série de dicas de Los Angeles, hoje eu vou falar de um passeio que eu fiz que eu simplesmente amei e recomendo para todo mundo que for visitar Los Angeles. É o Observatório Griffith. Ele fica localizado bem ao lado da Placa de Hollywood e com certeza é um passeio muito mais interessante do que subir em Hollywood Hills para tirar foto com a placa. 



O que é o Observatório Griffith?

Basicamente ele é um telescópio enorme com várias funções para o governo americano e para a Nasa, ele ajuda a controlar e medir as erupções solares que causam as Auroras Boreais e isso eu aprendi no planetário que tem lá dentro. 



Pêndulo de Flocault:

Pêndulo de Leon Foucault, saudando o nascimento do físico nesta data há 194 anos. Um dos meus lugares favoritos em Los Angeles é o Observatório Griffith, que eu realmente acho que deveria ser nomeado o Observatório Memorial James Dean em homenagem ao fato de que o filme "Rebel Without A Cause" foi filmado lá, mas isso não é o que é esse de os tesouros do observatório são o pêndulo de Foucault na entrada. O pêndulo tem sido uma característica no observatório desde que abriu em 1935, e é um dos maiores pêndulos do mundo. 

O dispositivo demonstra a rotação da Terra. Tem uma bola de bronze de 240 libras, suspensa por um cabo de 40 pés de comprimento, que se move na mesma direção o tempo todo. Para um observador, parece que a bola muda de direção, mas na verdade a Terra está se movendo. A cada oito minutos, a bola bate sobre uma cavilha para ilustrar a rotação. Agora, todos sabem que a Terra gira uma vez em cerca de 24 horas. Mas isso é do ponto de vista do sol. Do ponto de vista das estrelas, é uma vez a cada 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. E o que você pode não saber é que a rotação da Terra está diminuindo. Isso significa que os dias são mais longos do que no passado. Por causa da latitude de Los Angeles, o tempo de rotação do Pêndulo Foucault no Observatório Griffith é de 42 horas. O que é realmente curioso. 

O que mais impressiona no Pêndulo é o fato de ele ter sido balançado apenas na primeira vez, quando ele foi instalado lá e ele permaneceu em movimento até hoje, um movimento incessante que não pode ser alterado, devido ao magnetismo e posição geográfica da cidade de Los Angeles. A energia causada pelo pêndulo dá uma sensação de leveza na cabeça e você sente como se tivesse tomado um chá para dormir!

Sem falar na vista linda que você tem de lá de cima e de esse lugar ter sido cenário de vários filmes de Hollywood, como La La Land (que eu não assisti, detesto musicais), Transformers, O Exterminador do Futuro, As Panteras e muitos outros. Mas o mais famoso mesmo é La La Land. 


De lá de cima você consegue ver a cidade de Los Angeles inteirinha, aqueles prédios ao fundo é o Downtown Los Angeles. E sim, o céu é rosa assim mesmo!


Samuel Oschin Planetarium

É um planetário gigante que fica dentro do Observatório e tem capacidade para 290 pessoas em cada espetáculo. Por dia são exibidos três espetáculos. 

Centered in the Universe - Uma visão sobre as explorações cósmicas e o descobrimento de novos planetas. 

Water Is Life - explica a exploração e a descoberta de outros planetas que possuem água, uma jornada em busca de vida em outros planetas. 

Light of the Valkyries (esse foi o que eu assisti) - O Show tem 75 anos de existência e conta a história das erupções solares, dos campos magnéticos invisíveis de defesa da Terra e das luzes do norte, as famosas "Auroras Boreais"

O show é pago e custa em média 15 dólares por pessoa, dependendo do espetáculo. Normalmente acontecem depois do pôr-do-sol e você precisa ficar na fila para a abertura da bilheteria. 


Eu não pude filmar lá dentro mas eu posso dizer que eu sentei na cadeira mais confortável da minha vida dentro desse planetário!

Assistam ao vídeo e vejam como foi nosso dia no planetário:


Como chegar lá:

Há muitas maneiras de chegar ao Griffith Observatory! A maneira mais fácil e rápida é através do transporte público. Você também pode caminhar, andar de bicicleta, ir de Uber compartilhado ou de carro. O estacionamento perto do Observatório e na Western Canyon Road custa US $ 4,00 / hora. As estradas que levam ao Observatório ficam muito congestionadas em horários de trabalho (fins de semana, noites, feriados, férias de primavera, verão) e o estacionamento perto do Observatório é muito limitado. 

Os veículos podem se aproximar do Observatório através das entradas de Vermont ou Fern Dell ao Griffith Park (veja o mapa abaixo). Por favor, note que o acesso via Fern Dell fecha todas as noites ao pôr do sol.


Se você for de ônibus para o Observatory você pode pegar o DASH Observatory (Dash é o nome dos ônibus em Hollywood) nas seguintes estações Vermont/Sunset Metro Red Line. 

Horário de Funcionamento dos ônibus:

Segunda - Sexta 12:00 noon to 10:00 p.m.
Saturday – Sunday 10:00 a.m. to 10:00 p.m.

Site oficial: http://www.griffithobservatory.org/

Endereço: 2800 East Observatory Rd.Los Angeles, CA 90027
Phone: 213-473-0800

Consulte o site oficial para os horários de funcionamento do Observatório, das exposições e do planetário. 

Eu espero que vocês tenham gostado desse post e se você foi pra Los Angeles e não teve tempo de conhecer ou não sabia da existência desse lugar, não deixe de voltar lá para ir conhecer o Observatório Griffith. É um must seeing de verdade. Eu adorei minha visita ao Observatório e saí de lá mudada de alguma forma, pelas coisas que aprendi ali e pelas paisagens lindas que vi. 

Beijos