Do que você tem medo?
Postado por Carolina, no dia 06 July 2017
Olá, tudo bem com você? Se não estiver, VAI FICAR! :)


O medo é um sentimento de proteção, ele não é um vilão como costumamos imaginar! Temos essa ideia errônea sobre o medo porque o sentimento que o medo gera é extremamente desconfortável a ponto de disparar sintomas (sintoma é aquilo que se sente) desagradáveis como náuseas, visão turva, sensação de desmaio, sudorese excessiva entre outros.
Porém, o medo não é o vilão da história, o medo é um sentimento de PROTEÇÃO do cérebro que quando se sente em perigo eminente ou grave ameaça, dispara uma descarga de adrenalina pata que o primeiro instinto seja correr dali! É claro que então o MEDO de faz necessário, não é mesmo?
O que nos engessa, nos prejudica e pode roubar muito da vida da gente é o EXCESSO. O excesso de medo que pode vier a evoluir para uma FOBIA.
A FOBIA é o medo irracional de coisas e situações que podem atrapalhar muito a vida! Outras fobias nem tanto, mas causam verdadeiro pânico em quem sente.
O medo de dirigir por exemplo, é a princípio, um sentimento de autoproteção, mas que se não enfrentado pode isolar uma pessoa socialmente e profissionalmente. Medo de voar, medo de sair sozinho, medo escada rolante entre milhares que a pessoa sente uma única e vez e adota reforçando o medo, evitando cada dia mais fazer determinada coisa.
Quando se percebe passou dias, meses e anos, e como o cérebro fica confortável dentro da bolha de proteção criada por quem sente medo, ele vai adotando mais e mais medos até que a pessoa fique completamente paralisada e trancada em casa!
Qual a solução então? Enfrentar os teus medos. Fazer justamente aquilo que teme. Não existe um medicamento ou uma técnica milagrosa que faça com que você vença os teus medos. Essa batalha é tua com você mesmo e para vence-la será necessário ENFRENTAR de cara limpa aquilo que tanto incomoda.
Medo de altura? Encare atividades seguras que envolvam altura, como escalar paredões, olhar horizontes de um belo mirante, embarcar em uma volta na roda gigante! Você vai, aos poucos ressignificar o medo trazendo momentos felizes e inesquecíveis envolvendo justamente a tua fobia. Medo de voar? VOE, vá com medo mesmo, mas vá. Repetindo atividades que te dão muito medo, com o tempo, você vai reprogramar a tua mente para compreender que tais medos eram simplesmente irracionais!

O enfretamento do que te mete medo, é a única solução para a cura deste problema e lembre-se: você está no comando da tua mente e não tua mente no teu comando, portanto mão a obra e não deixe nada para amanhã!

Beijos e até quinta-feira que vem!