Como retomar o teu controle emocional em apenas 6 segundos!
Postado por Carolina, no dia 20 July 2017
Olá, tudo bem com você? Se não estiver, vai ficar! 😊

Hoje eu vou falar para você que é uma pessoa IMPULSIVA E EXPLOSIVA e vou te ensinar a reverter esse comportamento!

Você sabe o que é ser IMPULSIVO e que tem momentos de explosão? Bem, uma pessoa IMPULSIVA e explosiva é aquela que age sem pensar, que age nem medir as consequências dos atos e que por causa disso tem muito prejuízo em sua vida, prejuízos de todas as formas, sejam eles no âmbito dos relacionamentos sociais, pessoais e profissionais. 
Quando agirmos por impulso somos tomados pela emoção e não paramos para racionalizar sobre determinada situação em que estamos inseridos. Assim, a primeira atitude a ser tomada é em geral, uma atitude explosiva e cheia de agressividade, muitas vezes chegando as vias de fato. 
Sim, isso acontece por causa de um fenômeno químico do cérebro chamado “O sequestro da amigdala cerebral” (não é a amígdala da garganta). Sabe quando você está em uma situação muito estressante que você sente um calor pelo corpo e é tomado de uma emoção poderosa, incontrolável? O que está ocorrendo aí dentro do teu cérebro é um desencadeamento de uma emoção violenta que se você não parar para racionalizar por SEIS SEGUNDOS antes de tomar a atitude, você vai fazer uma grande m...!! 

O segredo de nos tornarmos irracionais tem a ver com a falta momentânea e imediata de controle emociona, isso  porque a amígdala assume o comando do cérebro. Simplificando, para poder sair do sequestro da amígdala e não ter uma atitude IMPULSIVA quando uma situação de estresse importante o ativar, é preciso criar um espaço mental entre o que aconteceu e o momento presente!
E como criar este espaço mental, Toalá? 
Bom, eu te recomendo realizar que você racionalize apenas POR SEIS SEGUNDOS sobre algo que te causa um pouco de dificuldade para racionalizar, como O NOME DOS 7 ANÕES DA BRANCA DE NEVE (afinal, parece tolo, mas quem sabe de cor sem errar? Tente rsrs) porque essa atividade vai ativar a parte lógica do seu cérebro ou outras, como o ”mindfulness”, que focam no presente e ensinam novos caminhos para vivenciar a emoção que você estiver sentindo!
Se por acaso você souber de cor o nome dos 7 anões, que tal pensar em achar 10 nomes para flores exóticas ou 10 capitais mundiais, 10 personagens da Disney? 
O que você precisa na realidade é se propor um pequeno desafio mental de 6 segundos para não colocar a carroça na frente dos bois e se arrepender muito depois que a explosão passar!
Assim, você deixa de se colocar em situações onde você tem muito a perder fora que não leva a fama de “maluco” ou "descontrolado". Rsrsrsrs

Te ajudou? Me conte enviando email para toalacarolina@gmail.com! 😊


Beijos até quinta que vem!