Furtos a Turistas Brasileiros: Confira os números liberados pelo Consulado-Geral
Postado por Carol Capel, no dia 13 February 2015
O Consulado-Geral registra, com frequência, relatos de viajantes brasileiros que tiveram pertences e documentos furtados durante sua estada na Flórida.


No ano de 2014, chegaram ao conhecimento do Consulado-Geral 398 ocorrências de furtos, envolvendo 763 brasileiros. Foram relatados, ainda, dois casos de roubo à mão armada, com 4 vítimas. Em 2013, foram registrados 224 casos de furtos (410 pessoas); em 2012, 117 casos e em 2011, 126.
O arrombamento de veículos é a ocorrência mais frequente: em 2014, foram 207 casos (52%), com 454 vítimas (60%). São comuns as ocorrências em que cidadãos brasileiros têm furtados seus pertences deixados dentro de veículos de aluguel, estacionados ao ar livre ou em estacionamentos pagos.
Outro caso recorrente é o furto de bolsas e mochilas em centros de compras, lojas, mercados e restaurantes. Foram registrados 15 casos (4%) no interior de apartamentos de hotéis, envolvendo 24 brasileiros (3%).
Os dados sobre as cidades onde ocorreram os casos registrados no Consulado-Geral em 2014 são os seguintes: Miami, 122 ocorrências (31%); Orlando, 117 (29%); Miami Beach, 45 (11%); Sunrise, 23 (6%); Doral, 20 (5%); Aventura, 12 (3%); e outras localidades, 61 (15%).
Os números de furtos registrados indicam que a incidência é pequena em face do volume absoluto de visitantes brasileiros na Flórida – a saber: 1,8 milhão de turistas brasileiros em 2013; 1,6 milhão em 2012; e 1,5 milhão em 2011, segundo dados da “Visit Florida” – organização de natureza público-privada vinculada ao governo estadual.
É importante ter presente que nem todos os brasileiros vítimas de furtos registram seus casos no Consulado-Geral. A divulgação, em setembro de 2014, pela imprensa brasileira de matérias relatando os furtos na Flórida, com menção à assistência que pode ser prestada pelo Consulado-Geral, sobretudo quando há perda de documentos, estimulou os turistas brasileiros a registrarem ocorrências no Posto. Esse fato, entre outros aspectos, explicaria o aumento dos registros em 2014.
De toda forma, além de expressar solidariedade e tentar prestar assistência consular cabível aos brasileiros, o Consulado-Geral mantém contato direto com autoridades policiais locais e instituições ligadas ao turismo a fim de, em coordenação, prevenir e assistir os viajantes vítimas de furtos na Flórida.
Confira abaixo dicas sobre como prevenir-se, além de informações sobre o que fazer caso você seja vítima de furto:

1. Dicas para prevenir-se de furtos:

a) Estacione seu veículo em local seguro;
b) Jamais deixe pertences no veículo (como passaportes, sacolas de compras, produtos eletrônicos);
c) Na praia, não deixe seus pertences desacompanhados;
d) Não entregue seus pertences a estranhos (ex: ao experimentar roupas em lojas de vestuário, não permita que o vendedor guarde seus pertences); e
e) Fique ainda mais atento em locais movimentados e frequentados por turistas, como centros de compras, hotéis, parques temáticos e estacionamentos (pagos ou não).
Os turistas de passagem pela Flórida devem ter com seus pertences os mesmos cuidados que teriam em qualquer grande centro urbano.
Observações:
1. Para sua segurança, mantenha cópias, em meio eletrônico ou com parentes no Brasil, de documentos importantes, como passaporte e carteira de identidade. As cópias poderão eventualmente dinamizar o processo de obtenção de documento de viagem em caso de furtos.
2. Assista vídeo com dicas da Polícia de Miami Beach para prevenir-se de furtos:https://www.youtube.com/watch?v=HyjmBf7hgw0

2. Em caso de furto:

a) Contatar a polícia local a fim de registrar queixa (“file a report”). Confira lista de contatos abaixo;
b) Contatar o Consulado-Geral em Miami a fim de comunicar o ocorrido, em especial em caso de perda de documentos. Confira lista de contatos abaixo; e
c) Tão logo regresse ao Brasil, comunique o fato também às autoridades policiais brasileiras e aos órgãos emissores dos documentos furtados.

3. Contatos importantes

1.Emergências policiais e médicas:
Tel. 911

2. Consulado-Geral do Brasil em Miami:
3150 SW 38th Avenue – Miami, FL, 33146
Servido pelo Metrorail (Estação Douglas Road)
Página eletrônica:
http://miami.itamaraty.gov.br
Setor de Assistência a Brasileiros:
de segunda à sexta-feira, das 9:00 às 17:00h
Tel. 305-285-6251 / 305-285-6208
E-mail:
assistencia.miami@itamaraty.gov.br
Emergência:
Nos fins de semana, feriados e fora do expediente, o Consulado-Geral mantém serviço de plantão, exclusivamente para os casos de comprovada emergência (falecimento, hospitalização, prisão e outros).
Telefones: 305-801-6202 e 305-801-6201

Fonte: Consulado Geral do Brasil em Miami