A Arte por Trás da Criação da Haunted Mansion - Inside Magic Kindom
Postado por Carol Capel, no dia 26 October 2014

Conheça os primeiros esboços da clássica e assustadora atração da Disney.

Uma mansão quase destruída e no meio de um pântano? Uma figura fantasmagórica pendurada nas vigas do sótão? Um salão “vazio” onde o único som é a música do órgão? Uma noiva fantasma? Estas, pequenos mortais, são algumas das situações que os visitantes esperam encontrar na atração Haunted Mansion.



Inaugurada na Disneyland no verão de 1969, esta assustadora festa diverte os visitantes do parque há quase cinquenta anos e deixou uma impressão duradoura sobre experiências sobrenaturais em suas ruidosas paredes. Os arquivos da Disney compartilharam diversos esboços que mostram o desenvolvimento da atração. Neles, podemos reconhecer alguns elementos que a compõe.

A partir deste ponto de observação, podemos ver o exterior da mansão com um estilo diferente do que foi construído pelos Imagineers da Disney.


Este esboço representa o espaço que, eventualmente, se transformou no famoso Stretching Room. Além do famoso “corpo enforcado”, também podemos ver os móveis e o piso transparente que fica sobre a cabeça dos visitantes.

Um dos “fantasmas felizes” da Haunted Mansion é o tocador de órgão da casa, como você pode ver neste antigo esboço.


A noiva fantasma faz parte do mito e tradição da Haunted Mansion desdes os tempos mais primórdios do desenvolvimento da atração. Este esboço mortal e colorido ajuda a comprovar esta afirmação.

Estes esboços foram feitos no final da década de cinquenta, durante a primeira parte do processo de criação da atração. “Quando uma atração é tão popular como a Haunted Mansion, é sempre incrível encontrar materiais inéditos sobre ela”, conta Rebecca Cline, diretora dos arquivos da Disney. “Os funcionários ficaram muito emocionados ao descobrir estes esboços fantásticos no arquivo. As cores e os desenhos dos quatro esboços ajudam a estabelecer uma sensação de clima e espaço em relação a atração, já que mostram momentos adorados pelos visitantes do parque. A melhor parte é que estes esboços foram os primeiros a existir e logo se transformaram na versão final da atração”, disse.

Não há dúvidas de que estes esboços fantásticos e assustadores ajudam a reconstruir a criação de uma das atrações mais famosas do mundo Disney.

Ah e para quem ainda não viu meu vídeo na Haunted Mansion, segue:


Fonte:d23.com