Segurança é o Assunto da Semana!
Postado por Carol Capel, no dia 24 September 2014
Gente e que semana hein?

Quantos relatos de assaltos e furtos em hotéis, com certeza essa semana está com a Macaca!


Os furtos a viajantes em Orlando e Miami ganharam notoriedade nacional nesta semana, graças aos casos de alguns turistas que tiveram os quartos invadidos e os bens levados durante suas férias. O portal G1 traz o triste relato de Adriana Barcelar, que junto com a irmã e duas amigas teve o quarto invadido e o cofre arrombado, com o furto de dinheiro, passaportes, roupas e itens que havia comprado. No Globo mais um caso lamentável, que teve como vítimas o casal Nathalya Bucher Hoerlle Godoy e Igor Godoy, que estava hospedado no hotel Disney All-Star Sports Resort, dentro do complexo Disney.

De acordo com o Consulado-Geral do Brasil em Miami, a prática de furtos a quartos de hotéis de brasileiros na Flórida não é algo tão comum. Em 2013, foram notificadas 224 ocorrências, e este ano, até ontem, já foram notificados 223 casos de furtos, o que dá uma média de um furto por dia. Do total de vítimas, 133 tiveram seus veículos arrombados. Pode parecer pouco diante da massa de 1,7 milhão de brasileiros que visitam a região por ano e mesmo dos índices de criminalidade no Brasil, mas não deixa de ser algo grave, visto que as vítimas muitas vezes têm as férias arruinadas e um grande dano material e psicológico.

Algumas dicas de Segurança:

1. Antes de reservar seu Hotel consulte o site Trip Advisor, verifique se algum hospede já teve problemas com roubos e assaltos naquele hotel. Assim você evita de se hospedar em um lugar que teve um possível histórico de furto.

2. Eu não confio em cofre de Hotel. Acho sempre que tem alguma cutruca do cofre com a galera que trabalha lá. Mas então qual é a melhor forma de guardar o dinheiro? 
Divida e esconda o dinheiro dentro das malas, no fundo falso. Feche as malas, coloque cadeados e leve as chaves junto com você. Deixe apenas pouco dinheiro no Cofre do Hotel. 

3. Não deixe o seu passaporte no hotel, afinal de contas esse é seu único documento válido no exterior. Eu não confio. Sério! Sempre levo na minha bolsa comigo, pois acho que é mais fácil alguém furtar minhas coisas no quarto do que eu ser assaltada na rua.

4. No quarto, deixe suas compras dentro das malas com cadeado e evite deixar os eletrônicos muito à mão, especialmente se você usar o serviço de arrumadeiras. É lógico que nada disso evita um potencial furto, mas pode dificultar um pouco a ação dos oportunistas. Além disso, nunca deixe sacolas e caixas das suas compras do lado de fora do seu quarto no hotel. Esse é um sinal claro que você fez muitas compras. Assim que guardar as suas compras, se desfaça de todas as sacolas em algum ponto longe do seu quarto.

5, Muitas pessoas falam que deixar a TV do quarto ligada enquanto se está fora pode prevenir possíveis furtos, mas gente! Pera lá né? O ladrão não vai ser tão idiota! Passar lá 20 vezes e nunca ninguém sair do quarto. Sério, não sei se isso funciona!

6, Verifique a porta do quarto sempre que sair dele. Isso porque as vezes a porta fica emperrada e não fecha completamente. Quem estiver passando por ali pode ficar tentado a entrar no quarto. Lembre-se: a oportunidade faz o ladrão.

7. Faça suas compras, entre no carro e vá direto para o hotel - Ir do shopping direto para o hotel é a melhor forma de evitar que te sigam e te abordem na sua próxima parada. Esse é um golpe muito comum dos ladrões em Orlando. Se não tiver jeito de ir pro hotel, tenha atenção redobrada para garantir que não está sendo seguido e coloque TODAS as compras no porta-malas.

8. Tente estacionar o carro próximo dos guardas dos shoppings ou perto das portas das lojas – sei que nem sempre isso é possível, mas com certeza vale a pena o esforço extra para garantir que ninguém vai te abordar quando você estiver guardando as suas comprinhas. Se o ladrão puder escolher, ele vai roubar quem estiver com o carro mais longe do shopping, onde é mais difícil dele ser pego em flagrante.

9. CHEGA DE OSTENTAÇÃO: Li essa semana que os furtos a quartos em Orlando tem acontecido muito mais a brasileiros do que qualquer outra pessoa de outra nacionalidade. PORQUE SERÁ NÉ?
Gente não sei pra que se achar tanto, vamos ser mais humildes galera! Não precisa entrar e sair montado na marca do seu hotel. Quer comprar? Quer usar? Beleza, é seu... você trabalhou, você pagou aquilo. Mas comece a perceber que os "gringos" não andam assim, todos arrumados. 
Deve ser por isso que o ladrão sabe exatamente onde encontrar tudo o que quer. Porque eles ficam de olho. Haja naturalmente, sem ostentação! Deixa isso para o Funk!
Deixa para ostentar quando voltar para o Brasil. Para fazer inveja naquele colega de trabalho que você tanto odeia! hahahaha

Dicas do Consulado:

- Estacione seu veículo em local seguro.

- Jamais deixe pertences no veículo (como passaportes, sacolas de compras, produtos eletrônicos).

- Na praia, não deixe seus pertences desacompanhados.

- Não entregue seus pertences a estranhos (ex: ao experimentar roupas em lojas de vestuário, não permita que o vendedor guarde seus pertences).

- Fique ainda mais atento em locais movimentados e frequentados por turistas, como centros de compras, hotéis, parques temáticos e estacionamentos (pagos ou não).

- Tome os mesmos cuidados que você tomaria em qualquer outro grande centro urbano.

- Para sua segurança, mantenha cópias, em meio eletrônico ou com parentes no Brasil, de documentos importantes, como passaporte e carteira de identidade. As cópias poderão eventualmente dinamizar o processo de obtenção de documento de viagem em caso de furtos.

Em caso de furto:

- Contatar a polícia local a fim de registrar queixa (“file a report”).

- Contatar o Consulado-Geral em Miami a fim de comunicar o ocorrido, em especial em caso de perda de documentos.

- Tão logo regresse ao Brasil, comunique o fato também às autoridades policiais brasileiras e aos órgãos emissores dos documentos furtados.

Contatos:
Consulado-Geral do Brasil em Miami – Setor de Assistência a Brasileiros
Tel. ++ 1 305-285-6251 / 305-285-6208 / 305-801-6202 e 305-801-6201
E-mail: assistencia.miami@itamaraty.gov.br
Site: miami.itamaraty.gov.br

Fiquem tranquilos!

Beijos