Você acha que esses animais são felizes?
Postado por Carol Capel, no dia 25 May 2014
Sei que esse pode ser um assunto meio triste para ser abordado em um domingo de manhã. 

Mas não acho justo, enquanto vivemos nossas vidas livres, animais ficam tristes e deprimidos presos em jaulas por zoológicos espalhados pelo mundo. 

Estas fotos tristes e cativantes contam a história de um jardim zoológico como tantos outros. O Fotógrafo alemão Elias Hassos captou perfeitamente a tristeza dos animais que vivem em pequenas gaiolas - o tédio de passar todos os dias de sua vida inteira no mesmo lugar e nunca conhecer a sensação de liberdade. As fotos foram publicadas na Revista Alemã do Greenpeace, juntamente com um artigo sobre o conceito de mudança de jardins zoológicos e sua necessidade.

Durante séculos, mantemos presos animais em pequenas gaiolas apenas para o nosso entretenimento. Hoje em dia, mais e mais visitantes passaram a sentir compaixão pelos animais enjaulados - cientistas comportamentais passaram a criticar caixas de concreto e luz artificial, enquanto ativistas radicais dos direitos dos animais pedem o fim da "prisão perpétua".

Estas fotos pretendem levantar questões sobre a necessidade de jardins zoológicos. Será que eles são mesmo necessários? O artigo em alemão da Greenpeace Revista afirma que ainda precisa deles por várias razões, como a educação, a pesquisa e a proteção de espécies ameaçadas de extinção, mas o conceito do que é um zoológico tem de mudar - e rápido . Diretores de um Zoo na Alemanha iniciaram uma reforma moderna de zoológicos chamado "Zoológicos do Futuro". Esses jardins zoológicos modernos têm mais espaço para cada animal, criar um ambiente mais parecido com habitats naturais dos animais, e os animais passam menos tempo trancado em gaiolas. Estes jardins zoológicos parecem transportar locais exóticos da África ou da Ásia para a direita no centro da Europa.

Muitos jardins zoológicos ao redor do mundo estão tentando seu melhor para se adaptar às novas normas, mas muitos não têm financiamento, e outros simplesmente não querem mudar. O objetivo destas fotos é mostrar-lhes que o público responde muito fortemente a esta questão














Essa é a proposta do "Zoo do Futuro"


E ae o que vocês acham?

Precisamos pensar pessoal.

Beijos